top of page

2016 Dilemas Murais

 

Este projecto surge na sequência da crescente multiplicidade de linguagens associadas à arte urbana enquanto expressão artística. Pretende construir sobre o trabalho criado por artistas urbanos, cruzando as suas percepções com as da fotografia, num processo que permitirá alargar o espectro da sua abrangência a outros espaços, a outras paredes. A arte urbana será aqui abordada sob quatro pontos de vistas distintos, que traduzem o modo particular como cada um dos autores se relaciona com a temática.

2013 Lugares Vagos

 

Mais do que registar e documentar a história de alguns focos industriais, propõe-se neste projecto criar imagens de autor que despertem a atenção para paisagens que, por nos serem tão familiares, nos passam muitas vezes despercebidas. Imagens de locais que outrora fervilhavam de actividade, e que agora transparecem a indefinição, a atemporabilidade, a ausência e o silêncio de Lugares Vagos.

2011 Séries PortSugar

Em 2011 o Barreiro acolheu o 11º Encontro Internacional de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar - Portsugar2011, durante o qual a organização do evento procurou promover a identidade barreirense em todas as suas vertentes: património contruido, etnográfico, cultural, natural e gastronómico.

O projecto fotográfico foi a resposta do CollectiveImages ao convite da organização para produzir um acervo fotográfico para integrar numa série de pacotes de açúcar para coleccionador, com imagens do Barreiro.

2011 Os nossos rios... aqui tão perto

Reconhecendo o Barreiro como uma "cidade de duas margens" a Câmara Municipal promoveu durante 2010 a iniciativa "Os nossos rios aqui tão perto". O projecto fotográfico com o mesmo nome foi integrado nesta iniciativa, celebrando os rios Tejo e Coina numa história que tem uma embarcação tradicional, o varino Pestarola, como actor principal.

Este projecto foi desenvolvido pelos elementos do CollectiveImages quando integrados no c.FAB (Colectivo de Fotografia de Autor do Barreiro).

2010 Rota da Indústria do Barreiro

" A memória dita a importância dos sitios, dos lugares e mesmo das pessoas. Quando não há memória, isso não significa a inexistência de passado, pode apenas atestar que não se lhes deu no tempo certo a atenção devida.

Faz-se aqui um enfoque no passado proto-industrial e industrial do Barreiro porque, como se entenderá ao ver as imagens deste projecto, serve como justificativo da importância que o registo fotográfico das actividades tem para constituir agora e ajudar a reconstituir no futuro, a já referida memória."

Adaptado do texto de António Camarão (2010)

2009 Olhar o Barreiro... de outro modo

 

" Projecto nascido de um conjunto de workshops promovidos pela Câmara Municipal do Barreiro com o apoio técnico da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, onde se procurou criar um conceito que possibilitasse a emergência de um conjunto de olhares sobre o Barreiro, coerentes esteticamente, conscientes na abordagem e na forma. "

Adaptado do texto de António Lopes (2009)

Please reload

bottom of page